Quando falamos de dentista, logo pensamos em sorriso, certo? Mas, você sabia que esses profissionais também podem fazer procedimentos da harmonização orofacial? Sim, os dentistas podem realizar alguns tratamentos.
Os procedimentos da harmonização orofacial (HFO), visa equilibrar estética e funcionalidade. A especialidade foi regulamentada pela Conselho Federal de Odontologia CFO, com o objetivo de levar uma odontologia integrada, no qual melhora tanto a estética facial, quanto a saúde bucal.
A harmonização orofacial é um conjunto de procedimentos abrangentes que tem como objetivo melhorar a estética facial, trazendo equilíbrio para a face, para assim, corrigir assimetrias ou imperfeições.
Embora, a realização desses procedimentos por dentistas foi regulamentada, os profissionais são permitidos realizar apenas o que se refere a competência dos cirurgiões-dentistas, desde que tenham a especialização para tal.
As técnicas de harmonização orofacial podem ser realizadas para realçar traços do rosto, corrigir imperfeições ou tratar algum problema, dentre os procedimentos realizados podemos citar:
A aplicação da toxina botulínica ou botox como é popularmente conhecido é um procedimento que realizado com objetivo de relaxar temporariamente os músculos da face.
Age de forma que congele os sinais nervosos de contração, reduzindo e tratando os efeitos das marcas de expressões e rugas, em alguns casos, pode ser utilizado para a melhora de condições médicas, já que tem efeito terapêutico.
Entre alguns dos procedimentos terapêuticos que o botox pode ajudar é no tratamento do bruxismo e controle das dores da ATM (disfunção temporomandibular).
O tratamento referente ao preenchimento com ácido hialurônico é um procedimento estético, sendo minimamente invasivo e tem como objetivo corrigir pequenas imperfeições, restaurar volume e contorno da face.
O ácido hialurônico é uma substância presente naturalmente no organismo humano, que retém a água, mantendo a hidratação e sustentando os tecidos.
O preenchimento com ácido hialurônico é feito para suavizar linhas de expressão, preencher sulcos, tratar rugas, suavizar o sulco nasolabial, conhecido como “bigode chinês”, aumentar lábios etc.
A bichectomia é um procedimento no qual tem como objetivo fazer a remoção das “bolas de bichat”, que ficam na bochecha. Esse tratamento de forma geral é feito por razão estética ou funcional.
O principal objetivo da bichectomia é reduzir o volume das bochechas com a finalidade de deixar o rosto mais fino, deixar a linha da mandíbula mais evidente e evidenciar as maçãs do rosto, para realçar os traços faciais.
A harmonização orofacial traz diversos benefícios como melhorar a estética do rosto e a qualidade de vida. Isso se deve porque a harmonização orofacial busca o equilíbrio entre beleza, saúde e funcionalidade facial.
Outro benefício importante é o impacto positivo na autoestima. Ao melhorar a aparência, muitas pessoas sentem-se mais confiantes e seguras com sua imagem, o que pode refletir em diversas áreas da vida pessoal e profissional.
Outro ponto positivo é que os tratamentos são planejados de forma individualizada, respeitando as características e preferências de cada pessoa, o que garante um resultado mais natural e satisfatório.
Gostou de saber um pouco mais sobre a harmonização orofacial? Veja mais conteúdos em nosso site.