O nosso sorriso é fundamental, não somente para a parte estética, como também para todo nosso organismo. Quando sentimos alguma dor de dente, logo sabemos que algo relacionado à saúde bucal está com algum problema, mas será que toda dor de dente é por causa de cárie?
Geralmente quando sentimos o desconforto pela dor de dente, é normal associar a cáries, porém nem sempre é em razão desse problema. Embora, a cárie é o principal problema que provoca dor de dente, existem outros motivos que podem explicar a dor de dente.
A cárie dentária é um dos problemas dentais mais comuns, sendo a segunda doença mais comum no mundo, perdendo apenas para a gripe. Ela é caracterizada principalmente pelos pontos pretos ou marrons nos dentes e uma dor aguda.
Essa doença é ocasionada por diversos fatores, já que ela é multifatorial, no qual podemos citar como principal razão a má higiene bucal. A cárie vai surgir a partir da associação das bactérias com uma higiene bucal inadequada que irá desmineralizar os dentes.
De início a cárie é assintomática, não dando qualquer sinal da sua presença na boca, somente quando ela já está em estado avançado, tende a surgir manchas bancas, dores agudas, sensibilidade dentária, cavidade nos dentes.
Apesar da dor de dente ser uma das características da cárie, existem outras razões para esse sintoma que iremos explicar.
A hipersensibilidade dentária ou sensibilidade dental acontece quando a dentina dos dentes é exposta a estímulos externos, que é quando se consome algo quente, gelado ou doce, provocando uma dor aguda e de curta duração.
A exposição da dentina, que é uma camada interna onde fica os nervos, ocorre por diversas razões como, escovar os dentes com muita força, consumir alimentos ácidos, retração gengival etc.
A inflamação gengival surge quando não se tem uma boa higiene bucal, fazendo com que se desenvolva a placa bactéria, que é uma película fina e pegajosa composta por bactérias e resíduos alimentares e que pode progredir para o tártaro.
O tártaro é a calcificação da placa bacteriana, sendo sua principal característica se assemelhar com uma crosta em tom amarelado ou marrom, localizando-se principalmente abaixo da linha da gengiva.
Posteriormente, se desenvolve a gengivite que é a inflamação da gengiva, tendo como sintoma, gengivas vermelhas, sensibilidade na gengiva, retração gengival, aftas, sensibilidade dentária. Se não tratada pode levar à periodontite, que é a forma mais grave da doença.
A periodontite é caracterizada por sangramento das gengivas, mau hálito, dor ao mastigar, dentes sensíveis etc. Essa doença pode levar a perda dentária, pois, ela afeta o tecido ósseo que sustenta os dentes, sendo ela é irreversível.
As trincas ou fraturas dentárias são lesões aparentes nos dentes e que se apresentam na superfície dos dentes e tecidos internos, elas podem não ter nenhum sinal aparente em alguns casos.
Dentre as principais causas das fissuras e trincas podemos citar: traumas, quedas, acidentes, morder objetos duros, mastigar gelo. Em alguns casos mais graves desse problema pode ocorrer dor e sensibilidade, afetando toda a estrutura do dente.
O bruxismo é uma disfunção em que a pessoa range, aperta ou bate os dentes, ocorrendo principalmente durante o sono, mas também pode acontecer durante o dia. Esse distúrbio pode fazer com se desenvolva alguns problemas como dores nos dentes, erosão dental, dor nas articulações da ATM, doenças gengivais.
As principais causas do bruxismo ainda não se têm um consenso quanto, o que se sabe é que pode originar-se de estresse, ansiedade, desalinhamento dental, fatores genéticos e hereditários.
Para se tratar da dor de dente é necessário que se consulte o dentista para verificar o que está fazendo com que sinta a dor de dente. Como falamos esse problema pode ocorrer por diversas coisas como já citamos, e se fizer apenas tratamentos caseiros, sem saber sua real causa, iremos tratar apenas de forma paliativa, prorrogando o tratamento adequado.
Quando o dentista diagnostica a causa da dor do dente, ele pode tratar o problema de forma eficaz, garantindo assim um tratamento seguro e confortável ao paciente, de forma que irá lhe proporcionar a melhorar da sua saúde bucal.
Dependendo de qual é a causa que está fazendo o paciente ter a dor do dente, pode-se optar pelos mais diversos tratamentos modernos da odontologia. Por isso é importante fazer sua consulta regular ao dentista a cada seis meses no mínimo, para garantir uma boa saúde dental e previr qualquer problema.
Gostou de saber um pouco mais sobre as causas da dor de dente, para além da cárie? Veja mais conteúdos em nosso site.