A restauração dental é um procedimento bem comum da odontologia que visa recuperar a função primordial dos dentes, que é a mastigação, além de estabelecer a estética da boca e do sorriso. Esse procedimento é recomendado para dentes que foram danificados por cáries, traumas ou fraturas.
Para esse tratamento os dentistas podem utilizar materiais como resina (composta, porcelana, ionômero de vidro, e cerômero), cerâmica e até mesmo as lentes de contato dentais, que são coladas aos dentes para esconder algumas imperfeições ou melhorar a estética dos dentes, porém a recomendação da restauração dental é feita para aqueles pacientes que precisam restaurar as funções dos dentes.
A restauração dental traz muitos benefícios para a saúde, em casos específicos como os dentes cariados, é importante fazer a restauração dental, pois ao contrário do que muitos pensam a cárie pode levar a perca do dente, resultando assim na dificuldade para mastigar, o que pode prejudicar a saúde bucal do paciente.
Outro benefício para o paciente que esse tratamento traz é o prazer em saborear suas refeições, já que com um dente cariado ou danificado você sente dor ao mastigar, além de não conseguir fazer a digestão corretamente, visto que os alimentos não são triturados devidamente.
Esse tipo de restauração é realizado por um profissional dentista, no qual pode ser utilizado principalmente a amálgama que é uma liga de diversos elementos (mercúrio, prata, estanho, cobre e zinco), mas, também pode ser usada a resina composta (material que assemelha-se com a cloração do dente).
Neste tipo de restauração é feito uma moldagem do dente para ser enviado ao laboratório, no qual será feito a confecção de uma prótese dental que será anexada a restauração posteriormente. Os materiais utilizados para a sua confecção podem ser desses tipos de materiais: ouro, prata, porcelana ou algumas resinas especiais.