Os decíduos ou popularmente conhecidos, dentes de leite é uma característica comum do início da infância, e justamente nessa fase muitos pais negligenciam o cuidado com esses dentes.
A explicação para essa atitude por parte dos pais é que esses dentes não são permanentes, por isso acreditam que, nessa fase, não devem ter os devidos cuidados com a saúde bucal da criança.
O cuidado com a saúde bucal das crianças vem desde o período de gestação, já que, durante o chamado pré-natal, a gestante precisa seguir uma dieta a fim de, prevenir problemas futuro em seu filho.
A recomendação dos especialistas é que a criança faça sua primeira visita à odontopediatra quando já estiver completado 1 ano de idade, porém os pais podem levar a criança antes mesmo de ter essa idade, deste modo começaram a fazer os cuidados preventivos desde cedo, evitando problemas nos dentes de leite, embora ainda não tenham nascidos.
Esses cuidados preventivos iram manter uma boa saúde bucal do seu filho, além de prevenir problemas futuros, como por exemplo: infecções e danos na dentição.
A saúde bucal dos decíduos da criança está vinculada diretamente a saúde geral dela, sendo determinante para o seu desenvolvimento, uma vez que os dentes de leite irão auxiliar na alimentação e crescimento ósseo. Os dentes de leite terão um papel fundamental na formação dos dentes permanente, já que a coroa do dente ainda não foi formada, e a higienização desses dentes pode afetar a formação da dentição permanente e também de seu esmalte.
Ao contrário do que muitos pensam, é importante sim, fazer a higienização bucal da criança quando ela ainda não estiver nenhum dente na boca, pois os alimentos acumulados na gengiva e língua, poderá formar uma saburra (areia grossa) o que pode gerar infecções, deste modo a execução da limpeza é de suma importância.
Para executar corretamente a limpeza deve-se atentar para a idade de cada criança, já que são tipos diferentes de dentição, confira:
É importante fazer a limpeza correta nessa fase, pois será o cuidado e higienização que evitará a perda precoce dos dentes de leite, sendo determinante para o nascimento dos dentes permanentes. Confira mais em nosso site.