O tártaro é um problema odontológico que é conhecido também como cálculo dental. A formação do tártaro inicia-se por meio do acúmulo das placas bacterianas (biofilme dental) na superfície do dente, no qual é formada uma crosta com a coloração amarelada ou esbranquiçada.
A principal causa do tártaro é a higienização incorreta dos dentes ou a falta de sua limpeza. Este problema afeta as gengivas e dentes, afetando também a estética dos dentes, e por se tratar de um acúmulo de bactérias que estão presas ao dente, no qual, se multiplicam rapidamente, e caso não seja tratado adequadamente, pode afetar a saúde do organismo.
O tártaro diferencia-se da placa bactéria pela sua coloração, embora o acúmulo desta será um dos responsáveis por causar o tártaro. A cor do cálculo dental pode ser amarelada, esbranquiçada ou marrom, esta última o tártaro já se encontra em um nível acima da gengiva.
Os tártaros se dividem em dois tipos, sendo localizados em diferentes regiões da boca:
O tártaro pode afetar a sua saúde bucal caso não for tratada, além disso, afeta também a saúde do seu corpo, confira abaixo:
É muito importante que o tártaro seja tratado, visto que ele pode prejudicar toda a saúde de sua boca, afetando não somente seus dentes e gengiva mais também a saúde de seu corpo.
O tártaro pode afetar a saúde cardiovascular, além de prejudicar a saúde de pessoas diabéticas, e inflamar as articulações. A evolução do tártaro para as doenças como gengivite e periodontite que são causadas por inflamações, podem levar as bactérias dessa doença dental até a corrente sanguínea o que por consequência afetará o coração.
Por isso é muito importe fazer consultas odontológica periodicamente, e caso já tenha desenvolvido o tártaro, somente o dentista poderá fazer a sua remoção e tratamento correto. Confira mais em nosso site.