O bruxismo é uma desordem funcional que ocasiona no ranger de dentes e na pressão dos dentes durante o sono. Esse problema pode estar relacionada a fatores genéticos, estresse, ansiedade, tensão ou a problemas de oclusão.
Em casos mais severos o bruxismo pode afetar as gengivas, as articulações da arcada dentária (ATM) e desenvolver problemas ósseo.
Não existe um fator específico que pode causar o bruxismo, porém, além dos citados acima existem fatores externos e internos que estão ligados ao bruxismo.
Os fatores externos, mais especificamente na área psicológica estão relacionados com o ambiente social, a interação profissional e pessoal; e o nível de enfrentamento do cotidiano.
Os fatores internos que podem causar o bruxismo estão relacionados com a alimentação, horas de sono, saúde emocional, bem-estar, estado físico e a saúde geral do organismo.
Em geral quem tem o bruxismo não sabe da sua existência, uma vez que ele ocorre durante o sono, salvo os casos de briquismo que ocorre durante o dia, deste modo só tem conhecimento da disfunção quando uma pessoa lhe informa.
Por isso é muito importante fazer consultas periódicas ao dentista, que é o profissional responsável por tratar esse tipo de problema. Confira abaixo alguns problemas que o bruxismo causa na boca:
O dentista será o profissional que determinará qual tipo de tratamento será realizado no paciente, visto que é preciso diagnosticar qual o potencial problema está causando o bruxismo, para determinar qual método será mais eficaz.
O profissional dentista lhe recomendará o uso de um dispositivo (protetor bucal) durante o sono, que será feito sobre medida e moldado de acordo com os seus dentes. Esse dispositivo será encaixado na arcada superior, evitando dessa maneira o contato com os dentes inferiores.
Em determinados casos é recomendado a redução da exposição da mordida por meio de aparelho ortodôntico , coroas e restauração , a fim de igualar a arcada dental.
Para casos de bruxismo em que a causa vem a ser por problemas de estresse do cotidiano, os profissionais recomendam atividades que podem aliviar esse sintoma (ler um livro, ouvir música, caminhada, terapia etc.).
É sempre importante fazer o acompanhamento com o dentista para que o tratamento seja feito corretamente. Confira mais em nosso site.