O mau hálito ou halitose é uma disfunção caracterizada pelo forte odor exalado pela boca ao se comunicar ou simplesmente abri-la. Embora a halitose seja associada a problemas estomacais, na grande maioria dos casos o mau hálito é oriundo da cavidade bucal.
A falta de higiene ou a execução incorreta da escovação é um dos causadores do mau hálito, pois os restos de alimento que ficam acumulados na boca entre os dentes, língua e gengiva, faz com que as bactérias naturais do ambiente dissolvam essas migalhas, produzindo deste modo um ácido com forte odor.
A saburra também é um dos fatores que podem causar o mau hálito, já que ela consiste em uma camada grossa esbranquiçada ou amarelada formada por resto de alimentos, células mortas e bactérias, que localiza-se na superfície da língua.
Quando a saburra está localizada ao fundo da língua, os restos de alimentos acumulados irão proporcionar às bactérias presentes na região a produção de uma substância conhecida como enxofre, que é um gás com um cheiro bastante forte, resultado dos alimentos acumulados na boca.
A placa bacteriana é outro fator que pode causar o mau hálito, por isso é muito importante fazer a higienização correta e o uso do fio dental. A periodontite que nada mais é, do que uma gengivite em estado avançado, também pode causar problemas com mau hálito.
Escovar os dentes e o utilizar o fio dental com frequência: é importante manter a saúde bucal em dia, por isso deve-se fazer a escovação dos dentes e o uso do fio dental após todas a refeições ou depois de comer algo. Esse hábito irá fazer com que não seja desenvolvido tártaro e placa bacterianas, que são uma das causas do mau hálito.
Limpeza da língua: é fundamental fazer a limpeza da língua, pois a formação da saburra se dar nesse órgão, que consiste em uma camada grossa amarelada ou esbranquiçada que é desenvolvida por meio do acúmulo dos restos de alimentos, células mortas e bactérias. Quando for fazer a escovação da sua boca, nunca esqueça de limpar a língua, para que desse modo elimine o que pode vir ocasionar o mau hálito.
Hidrate-se durante o dia todo: tomar água regularmente durante o dia é de suma importância para manter a mucosa úmida, pois irá evitar desta maneira a formação do mau hálito, já que a falta de saliva contribui para que se desenvolva a halitose. o indicado é ingerir três litros de água por dia.
Cuidado com a alimentação: o ideal é se alimentar a cada três horas, evitando deste modo ficar muitas horas em jejum. Der preferência à alimentos de fácil digestão.