A radiografia panorâmica ou a ortopantomografia, é uma técnica radiográfica dentro da área odontológica que permite fazer uma fotografia do maxilar e da mandíbula em ângulo panorâmico.
Essa técnica possibilita observar e identificar quaisquer problemas que os dentes e os ossos temporomandibular (maxilar e mandíbula) venham a ter, sendo utilizada nas diversas áreas da odontologia, isso em apenas uma imagem.
A história da radiografia data do ano de 1895, sendo resultado de uma descoberta experimental dos raios x feito pelo Físico Wilhelm Conrad Roentgen, no qual, após o desenvolvimento dessa técnica, o primeiro exame de raio-x foi feito em 22 de dezembro do ano de sua descoberta. No Brasil a primeira radiografia foi realizada em 1896, um ano após a sua criação.
A odontologia implantou essa técnica nos tratamentos após alguns dia da publicação do artigo do físico Roentgen, no qual o dentista Friedrich Otto Walkhoff e o professor Fritz Giesel utilizaram a técnica para fazer o registro dos molares do Walkhoff, no qual, consistia em uma placa de vidro comum envolta em um dique de borracha, utilizando também uma papel preto para fazer o registro.
A radiografia panorâmica iniciou-se com a invenção do dentista suíço Dr. Ottis no ano de 1948, em que consistia em um tubo de raio-x colocado dentro da boca do paciente que emitia a radiação para fazer com que houvesse uma reação do filme fora da boca, para que dessa maneira este fizesse a captura de toda a arcada dentária.
A radiografia panorâmica é a técnica mais eficiente quanto ao quesito de avaliação dentro da odontológica para detectar quaisquer problemas nos elementos já citados acima, em que abrange várias especialidades como: ortodontia, implantodontia, periodontia etc.
O tipo de imagem reproduzida nesse exame possibilita que o profissional consiga perceber todos os detalhes dos componentes da boca sem perder qualidade, pois como a radiografia panorâmica utiliza um ângulo em movimento circular, consegue dessa maneira fazer a captura completa.
O exame da radiografia panorâmica é prescrito pelo profissional dentista para as mais diversas situações, confira abaixo alguma delas:
A radiografia Panorâmica é muito importante para acompanhar e monitorar a evolução do paciente quanto ao seu tratamento, sendo esse exame fundamental para a eficácia do tratamento, pois imagem capturada a partir desse exame irá respaldar o profissional à dar o direcionamento correto do tratamento. Confira mais em nosso site.