O implante dentário é um procedimento odontológico que visa substituir um dente perdido para assim estabelecer novamente a função da arcada dentária.
O implante é realizado por meio da fixação de peças de titânio nas raízes dos dentes que irão ser substituídos. Por se tratar de uma cirurgia, muitas pessoas ficam receosas em realizar esse tratamento, por isso listamos abaixo alguns mitos e verdades sobre o procedimento de implante, confira:
Mito! Esse tratamento não é específico dessa faixa etária. A ocorrência de associarmos o implante aos idosos se deve do fato de com a idade as pessoas vão perdendo alguns dentes por causa de algumas doenças, porém devemos frisar que a saúde bucal também é um fator importante que pode ocasionar em perda de dentes, independente da idade.
Mito! Para realiza o implante é preciso ser feito uma avaliação, pois só o implantodontista pode avaliar o quadro clínico, no qual irá determinar se o paciente necessitará do tratamento ou não.
Mito! Os implantes não são confeccionados com dentes naturais, uma vez que estes podem ainda possuir bactérias que podem causar infecções, além do fato dos dentes naturais serem difíceis de serem adaptados ao implante.
O implante dentário é realizado com dentes artificiais que possuem a mesma cloração e textura dos naturais, além de serem facilmente adaptáveis.
Mito! A higienização bucal é muito importante, e por ser acoplado a gengiva e ao osso é fundamental que se mantenha sua saúde bucal em dia.
Verdade! A colocação do pino pode ser feita na mesma cirurgia que for feita a extração do dentre que irá ser substituído, pois o implante completo só será feito após a cicatrização da fase anterior, que é a implantação do pino de titânio.
Verdade! Pessoas com problemas como diabetes ou problemas cardiovasculares, podem sim realização o implante, porém devem estar com o acompanhamento médico em dia.
Verdade! Para ser possível realizar o implante é preciso que a gengiva esteja saudável, pois só assim, ela poderá ser capaz de receber toda a carga que esse tratamento precisa.
Verdade! Apesar de ser necessário possuir uma condição óssea adequada para receber o implante, existe uma técnica que possibilita que essas pessoas realizem o implante, que é feita por meio do enxerto ósseo.
Esse procedimento viabiliza com que esses pacientes tenha uma maior sustentação óssea, sendo feito a retira de uma parte do corpo ou de um material sintético.
Verdade! Quando fazemos um implante nosso principal objetivo é voltar a nos alimentarmos normalmente, porém como esse procedimento é uma cirurgia, deve-se ter certas restrições no início.
O ideal é seguir metodicamente o que o seu implantodontista lhe recomendar, para que dessa forma garanta uma cicatrização mais rápida e o tratamento seja um sucesso.
Gostou de saber uma pouco mais sobre mitos e verdades sobre o implante? Confira mais em nosso site.