O ser humano possui um sistema bem complexo, no qual cada parte do organismo exerce uma função com o objetivo de trazer equilíbrio ao esse sistema, e não sobrecarregar os outros componentes.
Os nossos dentes também exercem uma função específica. Você sabia disso? Embora eles sejam um conjunto, cada dente possui uma atribuição ao qual ele é incumbido de executar.
A nossa arcada dentária possui ao total 32 dentes, sendo dividida em arcada superior e arcada inferior. A subdivisão será feita pela função dos dentes, vejamos a seguir.
Estes são dentes frontais, sendo oito ao total. Eles são os primeiros vistos quando alguém sorrir. Os Incisivo são localizados tanto na parte superior, quanto na inferior, no qual quatro fica em cima e quatro em baixo. Esses dentes tem como função fazer o corte dos alimentos.
A função desses dentes é rasgar os alimentos, por isso sua anatomia é pontiaguda. Em nossa arcada dentária possuímos quatro deles, sendo dois em cima, e dois em baixo.
Em nossa boca existe oito dentes pré-molares, no qual a sua função é triturar os alimentos. Estes dentes são distribuídos tanto na parte superior e inferior, ficando quatro em cima e embaixo.
Estes são os últimos dentes da nossa boca, sendo totalizado doze (contando com o siso). A função desses dentes também é fazer a trituração dos alimentos, além de fazer a preparação para serem engolidos.
Cada dente exerce uma função importante, por esta razão a perda de dentes é prejudicial, não somente na parte estética, mais também estrutural, no qual a alimentação e digestão é afetada.