A bichectomia é um procedimento
estético que consiste na retirada da bola de bichat ou do tecido adiposo das bochechas que ficam na parte de baixa do rosto.
O nome da bola de bichat é uma homenagem ao seu descobridor, Marie François Xavier Bichat (1771-1802) que foi um médico anatomista e cirurgião que identificou esse tecido adiposo.
Esse tipo de tratamento é realizado com o objetivo de afinar o rosto, sendo possível fazer a remoção total ou parcial da bola de bichat.
O primeiro passo que deve ser feito é uma avaliação do paciente com
Cirurgião-Dentista especialista, para avaliar o estado de saúde antes da cirurgia.
Durante a etapa de avaliação é verificado também se o procedimento será voltado para a
harmonização do rosto ou para tratar pacientes que tem o hábito de morder as bochechas.
O processo da bichectomia é feito por meio de uma incisão dentro da boca, que uma área com melhor cicatrização, depois é feita a localização da bichat para fazer a remoção. Esse procedimento acima é indicado para caso em que a cirurgia de bichectomia não está associado a outra cirurgia.
Após a cirurgia é comum que a região fique inchada, no qual pode ser tratada com uma bolsa térmica fria. Recomenda-se também o uso de protetor solar com fator acima dos 30, também indicamos o consumo de alimentos cítricos.
O paciente pode retorna às suas atividades rotineiras em uma semana, já as atividades físicas vão depender da avaliação, porém é muito importante seguir à risca as recomendações do profissional dentista.
As contraindicações para realizar a cirurgia são verificadas durante a avaliação, por isso, essa etapa é muito importante, confira:
É muito importante ter cuidado após qualquer procedimento, porém não podemos deixar de fazer o acompanhamento regular com o dentista que realizou a cirurgia.