Um dos objetivos da odontologia é reestabelecer o sorriso do paciente, que é feita através de duas especialidades: prótese e implante. Mas existe diferença?
Ao contrário do que muitos pensam, essas especialidades possuem diferença, no qual cada uma irá tratar o paciente de acordo com a indicação do dentista.
Esse tratamento consiste na substituição de uma parcela dos dentes ou na arcada dentária total, que dependendo do caso, pode optar-se por alguns modelos:
Prótese removível: esse tipo de prótese é feito quando há a perda de alguns dentes, no qual é utilizado os dentes naturais para o encaixe.
Prótese fixa: são próteses usadas quando se há a necessidade de preencher espaço, porém ela tem entrado em desuso.
Prótese total: esta opção de prótese é feita quando é preciso substituir vários dentes, sendo comumente conhecida com dentadura ou chapa.
Prótese parcial removível: é feita de uma estrutura metálica, em que mantém os dentes saudáveis e faz a substituição apenas dos dentes perdidos.
Prótese parcial flexível: possui as mesmas especificações que as prótese do tipo parcial removível, porém sua estrutura é mais flexível e confortável ao usuário.
Esse procedimento funciona como uma raiz substituta para o dente perdido, sendo feito através de uma cirurgia. Dentro dessa especialidade iremos abordar os tipos mais comuns que são procurados pelos pacientes:
Unitário: esse implante consiste na substituição de apenas uma raiz de dente, no qual é feito por meio de pino de titânio e colocado uma coroa.
Implante prótese protocolo: esse tipo de modelo é feito quando é necessário fazer a substituição de 4 a 8 dentes, para que assim, suporte a prótese em resina.
Implante com prótese overdenture: irá funcionar como uma dentadura fixa, no qual em média se utiliza de 2 a 6 dentes para realizar o tratamento.
Ambos os tratamentos têm o mesmo objetivo, que é a substituição de um ou mais dentes. Possuindo como função principal restaurar o sorriso, a mastigação e fala.
A maioria das próteses são removíveis, já o implante são peças fixas, porém em alguns casos podem se associar para determinado tratamento (overdenture).
Agora iremos equiparar os dois procedimentos para que assim, possamos fazer uma análise acerca das vantagens e desvantagens.
A prótese móvel pela sua fácil remoção, facilita na hora de fazer a higienização bucal. Já a prótese fixa possui uma maior firmeza.
O implante dar ao usuário uma maior segurança, o paciente tem maior segurança na hora de mastigar, além de elevar a sua autoestima.
A prótese móvel não dar ao paciente uma maior potência na hora de mastigar e a prótese fixa para ser colocada é necessário fazer o desgaste de alguns dentes.
A maior desvantagem do implante é seu alto custo, visto que o tratamento requer um investimento maior de tecnologia.
Para fazer qualquer procedimento odontológico, porém, é preciso que seja feito uma avaliação de um especialista para indicar o melhor tratamento.