O traço mais marcante de uma pessoa quando ela está feliz é o sorriso, porém você já notou que ao sorrir fica evidente a sua gengiva? Isso é conhecido por sorriso gengival.
O sorriso gengival é um problema que evidencia tanto as gengivas da arcada superior, quanto da inferior.
A causa principal do sorriso gengival é a genética, mas existem outros fatores que favorecem esse problema. Outra condição para este problema é a hiperatividade do músculo levantador do lábio superior e o depressor do lábio inferior.
A hipertrofia (excesso de crescimento da gengiva) é outra coisa que pode ocorrer devido ao uso do aparelho ortodôntico, é que se dá, quando o indivíduo já possui o sorriso gengival e o aparelho agrava o problema.
A utilização de medicamentos antiepiléticos ocasiona no surgimento do sorriso gengival, devido aos seus efeitos colaterais. Medicações imunossupressores também serão uma condição para este tipo de sorriso, pois, ao agirem como bloqueadores iram vedar o canal de cálcio
Como já falamos anteriormente, o sorriso gengival é percebido quando queremos demostrar que estamos felizes, por isso é facilmente notado. Porém, apenas o dentista pode diagnosticar este problema, pois existe alguns parâmetros que precisam ser avaliados, como:
Na maioria dos casos, o sorriso gengival é apenas estético, porém isso afeta a autoestima do paciente, fazendo com que muitos fiquem inseguros ao sorrir.
Dependendo do diagnóstico o profissional dentista irá receitar os seguintes tratamentos:
Esta opção é a menos invasiva, no qual irá atuar na diminuição ou paralisia da região bucal, fazendo com que não se erga tanto os lábios ao sorrir. Isso ocorre porque essa substância afeta os músculos dos lábios, fazendo com que não tenha tanta exposição da gengiva.
É uma cirurgia plástica que tem como objetivo a reconstrução da gengiva, em que se faz a retira do excesso de tecido e reorganiza o contorno da gengiva.
Esse tratamento é muito semelhante à gengivoplastia, porém se diferencia pelo seu objetivo final, que é reparar o sorriso. Em geral esse tratamento é indicado para casos em que o paciente possui hipertrofia gengival, no qual é eliminado o excesso de tecido gengival.
Portanto, caso possua este problema o indicado é procurar um profissional habilitado para realizar esse procedimento, que é o Cirurgião-Dentista.