Um dos principais objetivos da odontologia é proporcionar um sorriso mais bonito, no qual tem sido buscado com mais frequência ultimamente pelas pessoas. O sorriso é o nosso cartão de visitas, por isso é importante cuidar dele.
Um dos procedimentos odontológicos que proporcionam uma melhor estética para o sorriso são as coroas dentárias, porém, elas também atuam em outros procedimentos ligados à saúde bucal.
Coroas dentárias são a parte superior dos dentes, que é o elemento visível branco. Esse componente dá o formato dos dentes de acordo com sua função (incisivos, caninos, molares, pré-molares).
É fundamental ter dentes estruturados, para assim desfrutar de uma boa saúde bucal, pois, se os dentes tiverem danificados, não iram executar sua tarefa corretamente e assim, prejudicar a mastigação.
A necessidade de realizar o procedimento com as coroas dentárias se dá quando o dente é afetado por uma cárie, traumas ou outros problemas que podem comprometer a estética e função do dente.
A coroa dentária irá funcionar como uma espécie de revestimento do dente danificado para assim protegê-lo. Veja abaixo os tipos mais comuns de coroas dentárias.
A coroa de resina composta é o tipo mais comum e acessível a todos, sendo semelhante a cor natural. As coroas dentárias em resina são recomendadas para estes tipos de casos: fraturas nos dentes, restauração por tratamento de canal, reconstrução por dano de cáries dentárias.
A coroa dentária em metal, atualmente não é feita com tanta frequência pelos pacientes, a razão disso é porque sua composição de cobalto-cromo ou ouro destoa bastante da cor dos dentes naturais.
Os casos para qual esse tipo de coroa é recomendados são: dentes com grande perda de estrutura, dentes com problemas de mordida e dentes que precisam de reforço para suportar implantes dentários.
A coroa dentária em metalocerâmica é composta por liga de cobalto-cromo ou ouro, e sua estrutura externa é feita de porcelana, proporcionando maior durabilidade e uma melhor estética.
Esses tipos de coroas dentárias são recomendadas para os seguintes casos: dentes com grandes perdas de estrutura, dentes com problemas de mordida, dentes que precisam de reforço para suportar implantes dentários.
Esse tipo de coroa dentária é feito em Zircônia, que é um material composto de cerâmica que é mais resistente e durável em comparação as outras coroas dentárias, além de apresentar uma melhor estética.
As coroas de zircônia são indicadas para casos de: dentes com grandes perdas de estrutura, dentes com problemas de mordida, dentes que precisam de reforço para suportar implantes dentários.
Esse tipo de coroa dental é feito em material cerâmico, que é mais durável e resistente a desgaste. Em geral quem procura realizar esse tipo procedimento, tem como objetivo principal uma melhor estética para os dentes.
As indicações para esse tipo de coroa são: dentes com pequenas perdas de estrutura, dentes com problemas de mordida, dentes que precisam de reforço para suportar implantes dentários.
Lembrando que para realizar qualquer procedimento odontológico é necessário que seja feito uma avaliação com um especialista, no caso, o dentista, para que assim ele avalie o estado clínico dos seus dentes e recomende o melhor tratamento.
Gostou do assunto? Veja mais conteúdos em nosso site.