Você já ouviu falar sobre tratamento de canal dentário? Ele é um procedimento odontológico da especialidade endodôntica que trata de problemas relacionadas a lesões e doenças da polpa e raiz do dente.
Esse tratamento é fundamental para a saúde bucal do paciente, já o canal é um procedimento que visa impedir uma infecção ou perda dentária.
Esse procedimento como já foi explicado é feito quando algum problema afeta a estrutura interna do dente, por isso é necessário que seja realizado um diagnóstico por meio de exames radiográficos, para verificar se o dente possui alguma lesão ou problema internamente.
Em muitos casos o paciente já apresenta alguns sinais que são indicativos para a realização do tratamento como: dentes quebrados, cáries profundas e danos aos dentes. Porém, mesmo que já se apresente alguns sintomas é necessário que seja feito uma consulta inicial com o especialista para que seja avaliado qual o melhor tratamento para a saúde bucal do paciente.
O procedimento de canal normalmente irá ocorrer em sessões, caso não tenha nenhuma infecção, será preciso realizar apenas uma, já em casos, no qual existe uma lesão mais grave pode ocorrer de duas sessões ou mais.
Nesses casos que é necessário realizar mais de uma sessão, é devido a gravidade da infecção, sendo fundamental fazer uma limpeza profunda, removendo todo o tecido infeccionado, realizando toda a descontaminação da polpa dentária.
Após essa etapa é colocado um material restaurador no dente em tratamento, no qual é feito uma restauração temporária, para casos que serão necessários mais de uma sessão para realizar o procedimento de canal dentário.
Depois é feito o fechamento do dente, realizando seu preenchimento de toda área com material biocompatível, com objetivo de evitar que tenha uma reinfecção. Nessa etapa é feito uma obturação no dente ou a colocação de uma coroa dentária.
Não realizar esse tratamento quando se tem algum tipo de problema da parte interna do dente pode ser prejudicial tanto para a saúde bucal como para o organismo em si. Se não receber o tratamento adequado no tempo hábil, haverá a multiplicação de bactérias no interior do dente, que por sua vez irá formar um abcesso na raiz deste, e que por sua vez atingirá a corrente sanguínea que por consequência pode desenvolver problemas para o corpo.
A melhor forma de se prevenir é simples, faça sua higienização bucal diária após todas as refeições, use fio dental diariamente, e não se esqueça de realizar suas consultas periodicamente ao dentista.
Achou interessante? Veja mais conteúdos em nosso site.