Você já deve ter ouvido falar em prótese, no qual são recomendadas para uso de adultos, mas você sabia que existia a prótese infantil? Os
dentes
de leite são essenciais para a formação da mandíbula, a oclusão e também para a fala, sendo fundamental na primeira infância.
Por isso, é essencial que seja feito o acompanhamento da formação da dentição, mesmo quando ainda são os decíduos. Embora o cuidado com os dentes comece precocemente, muitos pais negligenciam o cuidado com os dentes de leite por não serem permanentes.
Os dentes são muito importantes para o ser humano, uma vez que exerce a função de mastigar e triturar os alimentos, por isso a perda deles podem ser prejudiciais.
Infelizmente, as crianças tendem a perder os dentes por causa de cáries, traumas, fraturas de forma prematura. E como já citamos os decíduos são importantes para a forma da dentição permanente, e caso essa haja uma perda pode comprometer a arcada dentária.
O tratamento com prótese infantil deve ser feito porque a perda de dentes precocemente pode ocasionar problemas para a criança como:
O tratamento com prótese infantil é mais complexa do que com o adulto, visto que a criança ainda tem a dentição de leite.
Na prática a partir dos dois anos de idade, já é possível fazer a colocação da prótese, porém devendo tomar cuidado para mão afetar a formação bucal da criança.
O odontopediatra devem levar em consideração algumas característica para poder realizar a procedimento da prótese infantil.
O estado emocional: este fator é muito importante para realizar esse procedimento, no qual a criança deve estar bem emocionalmente para realizar o tratamento.
A estética: é primordial que se garanta a formação dos dentes, por isso caso a perda compromete os dentes permanente é preciso realizar o procedimento.
Estágio de desenvolvimento ósseo da face: como os dentes são importantes para formação da mandíbula, é preciso levar em consideração este ponto.
Por isso, para realizar este procedimento deve procurar um dentista qualificado para que faça o tratamento da criança. Assim, dessa maneira tudo irá ocorrer corretamente e sem risco para a formação da arcada dentária.