A cárie é a segunda doença mais comum no mundo, perdendo apenas para a gripe. A cárie é uma doença multifatorial e que apresenta alguns sintomas, sendo os estágios da cárie caracterizado por alguns fatores.
Essa doença irá se desenvolver a partir da má higiene bucal, que faz com que os restos alimentares juntamente com as bactérias presentes na boca irão produzir a placa bacteriana, que uma película pegajosa e que dará origem ao ácido responsável por causar uma erosão no dente.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a cárie inicialmente é silenciosa não apresentando sinais claros, e que somente um dentista pode identificar. Veja abaixo os estágios da cárie.
O primeiro sinal da cárie não é o ponto preto que popularmente conhecemos, inicialmente a cárie apresenta manchas da cor branca opaca que sinaliza a desmineralização da superfície do dente e não causa dor.
Se identificada ainda nessa fase a cárie pode ser reversível, se tratado adequadamente de acordo com o diagnóstico do dentista.
Nessa fase a cárie já danificou o esmalte dentário causando infecção, podendo apresentar cavidades ou manchas marrons no dente. Nesse estágio a cárie ainda não está profunda, por isso o indivíduo não sente dor.
Se a cárie for detectada nessa fase, o tratamento para a doença pode ser pouco invasivo.
Se a cárie não for tratada nas suas fases iniciais, ela irá se aprofundar, atingindo assim a dentina, nesse estágio, a cárie a lesão já se aprofundou, no qual a pessoa começa a sentir os primeiros sintomas, ficando mais evidente, apresentado as manchas pretas.
Nessa fase, o paciente começa a sentir dor e sensibilidade no dente afetado pela cárie. Esses incômodos são sentidos quando se come algo doce, quente ou gelado, pois a cárie atingiu os tubos que conduzem os nervos dos dentes.
Caso a cárie não seja tratada ela se aprofundará cada vez mais, deteriorando o dente chegando próximo da polpa dentária. Nessa fase os sintomas se intensificam, no qual o paciente sentirá dor ao se alimentar, ao consumir líquido, dores como se fossem uma pontada por um período, mas, que depois passa.
Esse estágio é bastante crítico, pois como a cárie se encontra próxima a polpa dentária, o que pode ser um grande risco para que tenha uma infecção das bactérias da cárie na polpa.
Esse último estágio da cárie acontece quando há a formação de um abcesso, que é resultado da infecção bacteriana na polpa dentária, que gera uma bolsa de pus. Nessa fase as dores se tornam mais constantes e de que dificuldade de ser aliviado por analgésicos e anti-inflamatórios.
Também há dificuldade na mastigação, dor aguda que dificulta o sono, além de sentir a dores cada vez mais intensa, principalmente na hora da mastigação.
Para tratar a cárie é necessário fazer um diagnóstico clínico da saúde bucal do paciente para avaliar a sua profundidade. Dentre os tratamentos recomendados se tem as restaurações, canal dentário, coroas dentárias e, em caso extremamente grave, no qual não existe mais possibilidade de salvar o dente cariado se recomenda a sua extração.
Para que você não sofra com as cáries é necessário ter uma boa higiene bucal, hábitos alimentares saudáveis, evitando uma alimentação rica em açúcar e carboidratos, além de visitar o dentista regulamente.
Gostou do conteúdo? Acesse nosso site para ficar por dentro de vários assuntos.