Ao notarmos um sangramento na gengiva ao escovar os dentes, devemos ficar alerta, pois este sinal indica algum problema, porém muitos não sabem como proceder quando isso ocorre.
O corpo humano é bastante complexo, no qual, cada sistema é responsável por uma funcionalidade, e quando alguma parte ficar comprometida o organismo responde dando sinais de que é necessário cuidar da nossa saúde.
O sangramento na gengiva é um sinal de alerta de que alguma coisa em nosso organismo não está funcionando corretamente, por isso, devemos consultar nosso dentista para que ele nos examine, e diagnostique qual fator está gerando esse sangramento.
Existem várias causas para o sangramento na gengiva, abaixo listamos as mais comuns, confira:
A gengivite é uma doença causada pelo acúmulo de bactérias entre os dentes, no qual vai gerar vermelhidão, inchaço, dor e sangramento na gengiva.
Em geral esse problema irá desenvolver problemas que podem ser notados na escovação: mau hálito, gosto ruim na boca, sensibilidade pelo acúmulo de bactérias.
É importante procurar um dentista caso note qualquer um desses sinais citados para fazer um tratamento, pois se não tratar desse problema, a gengivite pode acabar evoluindo para uma periodontite.
A falta ou falha de dentes na boca podem causar o sangramento na gengiva, já que nesses casos a gengiva recebe o atrito diretamente.
Para resolver esse problema pode-se optar por esses tratamentos: meio de aparelhos, próteses ou tratamento semelhantes, que irá depender de cada caso.
A escovação dos dentes é fundamental para evitar este problema, já que a formação da placa bacteriana e tártaro é uma das causas do sangramento, que é gerada pela negligência da saúde bucal.
Para evitar esse problema é preciso trocar periodicamente a escova, utilizar o fio dental para limpar os espaços não alcançados, e não se esqueça de fazer consultas regulares ao dentista.
Quando for fazer algum tratamento referente à prótese ou aparelho é imprescindível que sejam realizados com profissionais, pois caso contrário, estes podem ser montados incorretamente.
Se estes procedimentos forem executados de forma errada na hora de colocar nos dentes dos pacientes, essas peças podem vir a causar sangramento na gengiva.
O sangramento na gengiva também é causado pela carência de vitaminas pois, a falta de substâncias provoca o enfraquecimento dela e consequentemente o sangramento.
Fazer a prevenção é sempre o melhor remédio, então, devemos sempre tomar cuidados como estes em relação a nossa saúde bucal, por isso, não esqueça de fazer consultas odontológicas periódicas.