Todo mundo já teve afta, porém muitos não sabem o que são. As aftas são pequenos ferimentos que surgem na boca. As aftas surgem a partir de lesões que já existem na boca, sendo localizadas na parte interna das bochechas, língua e gengivas. Essas pequenas bolhas são caracterizadas pela cor esbranquiçada, além da dor, inchaço e vermelhidão no local.
A afta é um problema
odontológico
muito comum, mas como frisamos dificilmente temos conhecimentos de como surgem.
Um machucado decorrente de uma mordida,
escovação de dente mal executada pode vim a desenvolver aftas, caso não tratadas.
Outro fator importante é a baixa imunidade, que é a indicação de que nossa saúde não estar bem, fazendo com que contribua para o surgimento de aftas.
Falando em alimentação, ela também é fundamental para que essas bolhinhas apareçam, principalmente refrigerantes, frutas e sucos ácidos.
Tenha cuidado também com o estresse, pois este é outro ponto que pode fazer que essas lesões apareçam.
Existem algumas maneiras para aliviar o incomodo das aftas, porém o recomendado é sempre consultar seu dentista.
As pomadas tópicas são uma das melhores opções, pois são prescritas pelos dentistas. Elas são boas para acelerar a cicatrização.
Enxaguantes que contenha uma substância conhecida como dexametasona, alivia e reduz o dano, mas esses enxaguantes só podem ser prescritos pelos dentistas. E por última temos a cauterização, que irá ser feito a aplicação de um produto químico para queimar a região da lesão.
Uma das formas de aliviar este incomodo é fazendo bochechos com uma solução de bicabornato de sódio ou leite de magnésio diluído em um copo de água.
A aplicação de água oxigenada 10 volume diluída em água por meio de cotonete, diretamente na afta também é uma boa opção.